Aba_horizontal

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

História: crimes de guerra desconhecidos dos Aliados


Um retorno histórico muito desconhecido do que se passou após a 2ª guerra mundial. Conhecia-se as atrocidades largamente mediatizadas cometidas pelos nazis. O que se conhece bem menos, são as atrocidades cometidas vingativamente pelos aliados. Nível horror, não ficam a desejar a ninguém.

"Other Losses", é um livro de investigação de James Bacque sobre a morte massiva de prisioneiros de guerra alemães ás mãos dos franceses e americanos após a 2ª guerra mundial.

O coronel Ernest F. Fisher, ex-historiador da US Army Center for Military History, redigiu um prefácio a Other Losses: " A partir de Abril 1945, as armadas americanas e francesas, como rotina, exterminaram cerca de 1 milhão de homens, a maior parte nos campos de concentração americanos". Depois de várias e extensivas pesquisas privadas nos Estados-Unidos e Alemanha, Merrit P. Drucker enviou um e-mail ao tenente-coronel Max Klaar, reformado do exército alemão e presidente da Verband Deutscher Soldaten (uma associação de antigos combatentes), deplorando as condições de detenção inumanas nos campos de prisioneiros americanos, onde segundo o coronel reformado Ernest F. Fisher do exército americano, cerca de 750.000 Alemães morreram porque se lhes recusava a comida e abrigos disponíveis. Por ordem do comandante americano, o general Dwight Eisenhower, os civis alemães eram proibidos, sob pena de abate, de levar comida aos prisioneiros.

        Um soldado americano vigia os prisioneiros de guerra alemães, 
         num campo perto de Remagen na Alemanha, 25 de Abril 1945.

Editado pela primeira vez em 1989, "Other Losses" rapidamente foi best-seller mundial publicado em 13 países, mas não foi difundido nos Estados-Unidos. Uma nova edição que contém inúmeras novas revelações provenientes dos arquivos do KGB, em Moscovo, foi encomendada por Karl Siegler, filho de um antigo prisioneiro de um campo americano. No 31 de Outubro 2011, a Washington, na ocasião desta reedição, Merrit P. Drucker (major reformado do exército americano) pediu desculpa ao exército alemão pela morte de prisioneiros de guerra alemães. Merrit P. Drucker constituiu uma comissão de 6 pessoas, na Alemanha, Grande-Bretanha, Canadá e Estados-Unidos, para prosseguir outras pesquisas. No site da associação alemã de antigos combatentes, foi posto um questionário que recebeu inúmeras respostas.

Condensado de um comunicado de Ernst Friedel

Prisioneiros alemães num campo americano 
perto de Regensburg na Alemanha, 8 de Maio 1945.


Testemunho de Stephen R.

"Entendi histórias de esse tipo de maneira repetida, no fim dos anos 40. Algumas eram bem piores quanto ao número de mortos. Eu era um super-patriota e respondi a uma criança que aquele que lhe tinha falado era um mentiroso. No domingo, ele entra na minha casa e levou-me, e escutei o discurso de um amigo de sua mãe, que fora guarda de um campo. Ele ficou histérico e disse que 100 victimas eram enterradas a cada dia. Ele fazia parte de uma espécie de esquadrão da morte itinerante. Eles chegavam num campo de prisioneiros de guerra alemães no fim de 1945, levavam prisioneiros selecionados para um campo e vigiavam-nos até que eles sejam mortos de frio."

Prisioneiros alemães num campo perto de Sinzig, 12 Maio 1945


O livro Other Losses é uma longa pesquisa sobre o tratamento dos prisioneiros de guerra alemães nos campos americanos e francês no fim da 2ª guerra mundial.

Ele é seguido de Crimes and Mercies editado alguns anos mais tarde.

Comentários de Eric Blair:

" O livro Crimes and Mercies, concentra-se sobretudo na triste sorte de 60 milhões de civis alemães no após-guerra.. Publicado em Setembro de 1997, Crimes and Mercies tem mais de 300 páginas. Inclui mais de 30 cartas, fotos e ilustrações; um prefácio de um historiador especialista, Alfred De Zayas, e uma introdução do autor; 8 capítulos, com um índex, uma bibliografia, notas e apêndices. Mas é provavelmente na página 131 que nós encontramos o epicentro do livro, e sua tese sísmica; um pequeno quadro de estatísticas, que as descobertas de Bacque podem ser vistas de um piscar de olhos:

Crimes and Mercies, tabela da página 131

Total de mortos

                                                  Mínimo          Máximo

Expulsos(1945-50)                   2.100.000       6.000.000

Prisioneiros(1941-50)               1.500.000        2.000.000

Residentes(1946-50)                5.700.000       5.700.000

Total                                       9.300.000      13.700.000

Visualizar Crimes and Mercies

Os "expulsos" designam os 16 milhões de pessoas de etnia alemã que foram postos fora de seus locais ancestrais na Polónia, Hungria, Checoslováquia, e em toda a Europa no fim da guerra. Este número compreende sobretudos as mulheres, crianças e idosos que apenas com algumas bagagens e submetidos á profunda hostilidade das populações locais, puseram-se em marcha para o que restava da Alemanha.

Os "prisioneiros" designam aqui a população civil alemã que sobreviveu á 2ª guerra mundial.

Segundo Bacque, por causa de essas condições extraordinariamente duras impostas pelos Aliados (os britânicos, soviéticos e americanos), pelo menos 9,3 milhões de Alemães e possivelmente até 13,7 milhões foram mortos até 1950, sem nenhuma necessidade. Ele escreve :

"São mais os alemães mortos do que os que morreram nas batalhas, raids aéreos e campos de concentração durante a guerra. Milhões de pessoas morreram lentamente de fome sob o olhar dos vencedores a cada dia durante anos"

Bebês alemães morrendo de fome num hospital Católico Infantil em Berlin, 
em Outubro de 1947. O bebê á direita está perto da morte.


Acrescenta: " Esses mortos jamais foram honestamente reconhecidos nem pelos Aliados nem pelo governo Alemão". É esta desonestidade, em parte devido ao silêncio, á indiferença, ao ódio anti-alemão, assim que á erudição corrompida, que Bacque quer corrigir com o presente livro. Na sua linha conductora do recito e ao lado deste; existe um grande número de motivos recorrentes. A explosão da inumanidade sem pudor dos dirigentes aliados: Roosevelt, Churchill, Staline e De Gaulle.

Mas é o secretário americano do Tesouro, Henry Morgenthau Jr., que é o grande culpado, aquele que incuba o ovo da serpente: o plano Morghentau, vicioso e vingativo, com o objectivo de desindustrializar e subjugar o povo alemão.

Concebido e posto em obra pela directiva punitiva JCS/1067, o Plano Morghentau destrói a economia alemã e por extensão a frágil economia europeia. Por causa dele, a reconstrução alemã do após-guerra foi reportada para o fim de 1948; nesse momento milhões de civis alemães já tinham morrido. Para contraste, o herói do livro - e a quem o livro é dedicado- é Herbert Hoover.

Foi Hoover que, no espírito da caridade cristã e fiel ás suas raízes de Quaker ( os Quaker formam um movimento religioso protestante, conhecido pela sua devoção á não-violência e á caridade) conduziu um esforço de ajuda alimentar á escala mundial durante o período do após-guerra; salvando por esta acção, afirma Bacque, provavelmente até 80 milhões de vidas; um ponto final de um livro de história cheio de estatísticas desencorajadoras.

Hoover fez assim campanha por um programa de ajuda alimentar para melhorar as condições desesperadas que reinavam na Alemanha, o que, com o Plano Marshal, ajudou a meter fim ao pesadelo Morghentau e salva literalmente milhões de vidas de uma morte lenta.

Bacque critica severamente os médias ocidentais, desde o New York Times até ao último, por esconderem ou negado injustamente a cumplicidade dos aliados em inúmeras atrocidades; pela traição insensata da resistência alemã anti-hitleriana, os Cossacos anti-comunistas e os Polacos Livres (anti-comunistas); e das odiosas crueldades que foram infligidas pelos vencedores ás mulheres alemãs sem defesa, mas sem medo, que tentavam ajudar os seus maridos doentes e esfomeados, internados nos campos de prisioneiros Aliados.

A determinação de Bacque em fazer luz sobre certas verdades, escondidas ou negligenciadas desde há muito sobre os Aliados ocidentais e suas acções muito pouco gloriosas durante e após a 2ª guerra mundial, provocará, tão certo como a noite sucede o dia, a animosidade de uma cabala mitológica que rebaixou a noção simplista de heroísmo e da decadência dos aliados - e da maldade exclusiva dos Alemães- durante a última metade do século.

Autor: Ernst Friedel

Fonte 
Crimes and Mercies
Links complementares:
Site de James Bacque
Site da Associação de antigos combatentes
Herbert Hoover

Tradução por gang2 ervilha

Sem comentários:

Enviar um comentário

É aconselhável o comentário tratar do assunto exposto no artigo, caso contrário, arrisca-se a não ser aprovado pelo Tribunal da Inquisição.