Aba_horizontal

domingo, 30 de outubro de 2016

Possíveis traços de raça europeia no antigo-Egipto pré-diluviano

Deusa Hator, do antigo-Egipto, com os seus olhos azuis
Estava lendo um livro, sobre egiptologia, no qual se faz referência a uma raça pré-diluviana, cujo autor supõe ser a raça das primeiras dinastias do Egipto. O autor descreve, consoante algumas figuras de templos do antigo-Egipto, a fisionomia e o físico dessa raça. Não vou entrar em detalhes, porque esse tema seria longo e muito especulativo. Nem tampouco tenho credenciais para me aventurar em Egiptologia e afirmar isto ou aquilo. Mas apesar disso, como todo bom espírito cartesiano, temos de passar para além das especulações e buscar factos que nos ofereçam algumas pistas.

Sabendo que o livro já é algo ultrapassado, suscitado pela curiosidade, penso logo na egiptóloga Antoine Gigal, pois ela também fala de uma raça pré-diluviana. Esta mulher é uma pérola rara da Egiptologia, não-conformista. Apenas 9% dos sites arqueológicos do antigo-Egipto, são conhecidos do grande público. O resto está fechado, e muitos em mau-estado de conservação, devido à falta de meios financeiros.

No entanto esta arqueóloga, tem o estranho hábito, deveras delicioso, de fotografar sites desconhecidos, estátuas cuja erosão desfigurou com o tempo, enfim, vestígios arqueológicos que jamais o público terá a ocasião de ver com os seus próprios olhos. Uma delícia para os curiosos.

O meu espanto, foi ter caído numa fotografia fora do normal. Após uma longa pesquisa, não se encontra esta fotografia em alguma parte, salvo a que foi tirada por Gigal. É questão de Hator. Uma deusa do antigo-Egipto. Caída no chão, esquecida pelo tempo, esta figura de Hator tem a particularidade de ter conservado a sua cor dos olhos original. E qual não é o meu espanto, de remarcar que os seus olhos são azuis! Bem, olhos azuis, em principio, são oriundos de raça europeia. Muito típico das gentes do longínquo norte da Europa.

Eis aqui a mesma fotografia, manipulada por mim, com saturação de tons, onde a cor dos olhos de Hator fica bem realçada:

Saturação de tons, onde se aviva a cor original dos olhos

Vale a pena ler o artigo ao completo, aqui. Esta fotografia, como muitas outras, muito originais, só mesmo com Antoine Gigal.

4 comentários:

  1. Nofret Rahotep e (parte da família de Faraó, quarta dinastia (cerca de 2500 aC) - reino de idade)

    http://img165.imageshack.us/my.php?image=nofretfaceyo8.jpg

    http://img523.imageshack.us/my.php?image=rahotepfacety4.jpg

    Hemiunu, membro da família do Faraó, arquiteto da Grande Pirâmide, quarta dinastia (cerca de 2.500 aC):

    http://img512.imageshack.us/my.php?image=hemiunurn5.jpg

    Faraó Userkaf (cerca de 2.500 aC):

    http://img517.imageshack.us/my.php?image=pharaohuserkaf24652458bay0.jpg

    ResponderEliminar
  2. muitas boas informacoes sobre o egito antigo
    http://newobserveronline.com/black-history-month-myths/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse tema já tem muito km. Interessa-me é saber as raças, ou a raça principal, fundadora dos primórdios do Egipto. Os deuses, são a melhor pista possível, pois eles são o ideal tipológico para quem os venera. E sobretudo, frequentemente, esses "deuses" nada mais foram que simples seres humanos, que com grandes feitos heróicos pelo passado, pela sua sabedoria, etc, pouco a pouco foram sendo "divinizados" pelo povo. E lá ficaram.

      Mas já agora, aqui vai uma maravilhosa, para esses negrocentristas:

      "“Ao examinar as inúmeras reproduções de estátuas e baixos-relevos existentes, verificou-se que o povo em destaque nos monumentos, longe de oferecer as particularidades ou a aparência geral do negro, tinha mais maior analogia com as belas raças brancas da Europa e da Ásia ocidental.” (Gaston Maspero)

      Eliminar
    2. A questao dos afrocentristas è de menor interesse frente ao conteudo do link como um todo.


      Acho graça usarem o argumento da mumificaćao para justificar mumias com cabelos claros , sendo que nem todas as mumias embalsadas obdecendo os mesmos criterios possuem tal coloraçao capilar.

      Eliminar

É aconselhável o comentário tratar do assunto exposto no artigo, caso contrário, arrisca-se a não ser aprovado pelo Tribunal da Inquisição.