Aba_horizontal

terça-feira, 30 de junho de 2015

Economistas e Profissionais a favor da Dracma ( Jacques Sapir )

Economistas e Profissionais a favor da Dracma ( Jacques Sapir, 21/06/2015 )

Uma vez não é costume, publico aqui uma chamada de atenção, de Economistas, Universitários e Profissionais, que se pronunciam a favor de um retorno da Grécia á moeda Nacional.

Depois de 6 anos de sacrifícios humanos "pedidos" á população, a dívida Grega aumentou e representa hoje 180% do PIB (no principio da crise, ela era de 120%), e é evidente que ela não é viável. Este desastre é devido ao plano imposto pela Troika que resulta num completo falhanço, pois fez cair o PIB, entre 2008 e 2015, de 26%. Jamais um País havia subido um desastre de uma tal amplitude em tempo de Paz: o desemprego oficial embarca 27% da população activa, a excessiva austeridade, ideia fixa dos Dirigentes da UE e que visa directamente a estabilidade do Euro, destruiu a economia e ao mesmo tempo mergulhou toda a Europa numa recessão permanente e num equilíbrio de emprego-precário. A Grécia, é frustrante, mas é utilizada como animal de laboratório. Estas linhas são escritas a um momento em que as negociações estão em curso, entre o Governo Grego do Syriza e os credores.

A obsessão da Troika, que pede medidas ainda mais inumanas sem portanto garantir o reembolso da dívida, intensificando o empobrecimento da população, é absolutamente inaceitável, criminal e contas feitas, sem conteúdo. Por que a  a partir do momento em que as medidas impostas á economia são totalmente ineficazes e que se traduzam por uma baixa contínua do PIB, aumentação do desemprego e a intolerável (nessas condições) desmoronamento das receitas públicas, claro que esse plano arrogante de austeridade asfixiante deveria ser abandonado, sem a menor hesitação. A saber que, apesar dos riscos e complicações inerentes á saída (algo sem precedentes) da zona Euro, ficar não oferece alguma solução. A economia Grega está devastada e é urgente recorrer a um plano de reconstrucção e desenvolvimento.

A implementação de um tal plano não é possível com a liquidez fornecida ao conta-gotas pela BCE. Na prática, jamais uma economia consegui desenvolver-se no passado, sem liquidez confortável e sem uma inflação sob controle. Por consequência, só um retorno á moeda Nacional poderia, com certas condições, assegurar á economia Grega devastada, a sua reconstrucção e um desenvolvimento rápido, necessário para permitir o reembolso desta parte da dívida que não é odiosa nem vergonhosa.

FONTE : Blog de Jacques Sapir

Sem comentários:

Enviar um comentário

É aconselhável o comentário tratar do assunto exposto no artigo, caso contrário, arrisca-se a não ser aprovado pelo Tribunal da Inquisição.