Aba_horizontal

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Grécia : em defesa da Democracia ( Jacques Sapir)

Alguns trechos de um artigo de Jacques Sapir sobre o caso Grego...


 Grécia : em defesa da Democracia ( Jacques Sapir, 29 Junho 2015)

« A decisão de excluir a Grécia de uma reunião qualificada informal, após término, do Eurogrupo no sábado 27 Junho, representa o equivalente de um golpe de força por parte do Presidente do Eurogrupo, Srº Jeroen Dijsselbloem. É questão de um acto estranho que viola tanto o espírito como a letra dos tratados da União Europeia. A falta de reacção dos outros participantes é também grave. Este dia foi um dia negro para a Democracia. Neste domingo, 28 de Junho, as pressões sobre a Grécia recomeçaram. Os dias que se seguem podem ser dias negros para a Democracia na Europa e Grécia. Tem de se analisar a extensão das consequências.

A posição do Ministro Varoufakis

Os argumentos avançados pelo Ministro Varoufakis são dos mais sérios, e ele recebeu o apoio de vários economistas de reputação mundial, como por exemplo Paul Krugman e Joseph Stiglitz, dois Prémios Nobel da Economia.

Sempre é possível contestar os elementos da lógica de Varoufakis, Mas teremos então, de nos situar ao mesmo nível que ele. Força é de constatar que não é o caso com as ditas "proposições" formuladas pelo Eurogrupo. Na realidade, este último, não abordou ma só vez a questão do desenvolvimento económico da Grécia, mas unicamente quais os meios e procedimentos para continuar a extorquir desse País, os pagamentos que ele nem pode fornecer. O Eurogrupo, seguiu uma lógica política e não uma lógica económica. »

Para ler o artigo completo, clicar AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

É aconselhável o comentário tratar do assunto exposto no artigo, caso contrário, arrisca-se a não ser aprovado pelo Tribunal da Inquisição.