Aba_horizontal

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Odin - a divindade zarolha - e a inversão dos valores cristãos

Odin auto-sacrificado na Yggdrasil
Uma das primeiras coisa que me chamou a atenção nestas histórias, é essa dita “árvore da vida”, ou “árvore do conhecimento”. Que coincidência estranha encontrar esta “árvore” em várias mitologias. Encontramos-a nas lendas nórdicas, celtas, indígenas na América do Norte e mesmo na China. De certeza absoluta de que existem muito mais lendas espalhadas por esse mundo fora, em todos os continentes, que falam desta misteriosa “árvore do conhecimento”.

Na Bíblia, a referência máxima, encontramos esta “árvore”. E que nos diz ela ? Que tal foi proibida a Adão e Eva de se aproximarem; incitados pela serpente, comeram do seu fruto, adquiriram o “conhecimento”.

A partir daqui, ficamos desde já com um quadro de referência quanto à natureza desta “árvore”. O essencial a reter, se cruzarem e observarem com atenção várias lendas, é de que ela dispõe do “conhecimento”.

Em várias lendas, a “árvore” não aparece literalmente, mas existe sempre uma referência a um “fruto”, quase sempre de “ouro”, que assim aproximado pelo personagem, comido, tocado ou desde que se entre em possessão do mesmo, logo adquire-se o “conhecimento”.

Por vezes, a referência é ainda mais longínqua, e difícil de se estabelecer a ligação com esta “árvore”, tal como um personagem vindo de algures, que ensina o “conhecimento” a um certo povo.

A temática do “conhecimento”, é uma constante. Podemos, desde já, tomar em consideração partes essenciais do “esqueleto” destas histórias: a árvore, um fruto, o conhecimento e um personagem. Não é necessário que todas estas partes estejam numa mesma história, por ordem bem estabelecida. Tanto se fala unicamente do personagem, sem designar nem árvore nem fruto, como se pode falar de árvore sem alguma referência a um fruto ou personagem. Estes três elementos que formam a espinha dorsal, podem aparecer isolados, como em conjunto na mesma história. Isto é devido à sedimentação de histórias após histórias ao estrato primordial, ao esqueleto.

Um exemplo concreto, que muitos que se dizem pagãos desconhecem, ignorantes que são, pois nem sabem o que são nem o que defendem, nem tampouco conhecem o que dizem ser, é o facto de Odin, uma divindade nórdica, ter-se auto-crucificado propositadamente, pendurado na “árvore” pernas para o ar, cabeça para baixo (sic!), auto-perfura-se a si mesmo com uma lança, para poder ir ao Reino dos Mortos adquirir o “conhecimento”. Neste exemplo, temos a referência à “árvore”, ao “personagem” e ao “conhecimento”. Podemos, se forçarmos um pouco, também encontrar o “fruto”, simbolizado pelas “runas” que ele traz em possessão das profundezas do Reino dos Mortos. Numa outra lenda, Odin desce pelo Poço da Sabedoria (Mimir), para tirar o “conhecimento” do mundo das ténebras.

A “árvore” na qual o desgraçado se auto-sacrificou, é conhecida como “Yggdrasil”.  Aqui não é necessário ir muito longe para estabelecer um fio entre a “árvore” da Kabbala e o Yggdrasil. Tanto uma como outra, dão acesso ao “conhecimento” e a “segredos mágicos” jamais conhecidos do homem.

Algo que me suscita a curiosidade, é a “lança”, com a qual Odin se espetou a si mesmo, embora não consiga estabelecer ligação alguma, mas vejo o caso como um resquício, ou uma variante, é a “lança” da lenda de Perceval, ou mais conhecida como a lenda do Graal. Que significa ? Não faço ideia se possa existir uma relação, mas é bem possível. Escusado será que alguém evoque essas histórias para meninos da “lança” que perfurou o Cristo, ou do “cálice” que contém o sangue do Cristo. A lenda original e genuína, não tem ponta de sangue na lança, nem tampouco fala de um cálice com sangue, mas unicamente de um “prato”, um “recipiente”, sem nada lá dentro. Tudo o que vem para além disto, é disneyland. É uma tentativa de pôr uma história pagã, que prossegue o seu caminho sob coberto de Cristianismo, fazendo cada cristão baixar as armas, só porque é evocado que tal e tal pertenceu ao Cristo ou contém algo de Ele mesmo.

Veja-se que nesta lenda, o que é visto como proibido na Bíblia, é um bem que deve ser aproximado, possuído, que traz o “conhecimento”. Estamos face a uma inversão. Existe oposição entre o que é dito na Bíblia a respeito desta “árvore” e as demais lendas que vêm com bons olhos todo o “conhecimento” que ela traz.

Vejam também o sacrifício do Cristo para salvar a humanidade comparativamente ao auto-sacrifício de Odin unicamente para apoderar-se do “conhecimento”. É um acto egoísta do deus pagão. Tudo é invertido; o Cristo de cabeça para cima, em direcção ao céu; o deus pagão de cabeça para baixo, em direcção à terra. O Cristo pendurado na Cruz símbolo da Salvação, Odin pendurado na árvore, símbolo do conhecimento pelo qual entrou o pecado no mundo.

Estas lendas não se inventam só pelo prazer de se inventar. Isto não pode ser pura coincidência, mas sim o reflexo de um culto invertido praticado em oposição ao culto do verdadeiro Deus.
Estou em crer que este culto satânico, deve ter continuado, algures, até hoje. O homem tenta buscar a imortalidade através da Ciência, pensa que o “conhecimento” o fará adquirir a imortalidade e assim ser deus. Não é esta a mentalidade da Ciência dos nossos dias ?

Sobre esta lenda de Odin, que muito se teria a fazer em observações, mas não é o meu objectivo, um outro facto curioso chama-me a atenção: é o de Odin ter auto-sacrificado um olho! Deduzo então que ficou vesgo. Um deus zarolho ?

Ora, não é que um hadith escatológico do Islão, relata-nos o aparecimento do Dajjal, o “vesgo”, no fim dos tempos ? O Dajjal é uma espécie de anti-Cristo na escatologia islâmica, uma completa inversão do Cristo, que para os muçulmanos, foi um grande Profeta e há-de vir no fim dos tempos salvar a humanidade do desastre. Vejo este assunto do Dajjal, no Islão, como uma menção que nos enquadra uma vez mais com os resquícios de uma história longínqua, que foi passando de geração em geração e, cujos elementos similares, ainda são visíveis, com mais ou menos variantes, conforme as tradições de cada cultura. Bem possível que exista uma lenda algures lá pelo médio-oriente que fale de uma divindade zarolha, que também encontramos na mitologia nórdica no personagem de Odin - o deus zarolho, pendurado de cabeça para baixo a uma árvore.

Talvez, o facto de Odin ter auto-sacrificado o seu olho, deva-se revestir de uma simbologia que me escapa, tudo como o Dajjal na escatologia Islâmica. É provável que não se deva entender este acto literalmente, e sem certeza de poder estabelecer uma afiliação entre um e outro. Apenas fiz parte do meu pensar, que acha por demais estranho estas coincidências, detalhes bem estranhos que parecem ligar-se entre si.

Se tomarmos em conta o facto dos sacrifícios de Odin serem a inversão total do Cristo, ora não só se pode concluir, mas deve-se fazê-lo, de que Odin, com todo o seu “conhecimento” adquirido nos abismos, personifica na mitologia nórdica, todo o contrário do Cristo, o anti-Cristo, o anti-Deus. Ele significa a desobediência cometida no jardim do Éden, a continuação e exaltação do pecado através do “conhecimento”, que para nós significa todo o desrespeito do ensino do Cristo, de um egoísmo sem limites, de um individualismo cujas raízes germinam por tudo o que são os nossos tempos de hoje. Foi por essa razão que o Cristianismo foi “dar a outra face” com força e vigor, de maneira a fazer os pagãos curvarem-se, a bem ou pela força da espada, perante a “religião dos escravos”; para anular os ritos satânicos onde predominava o sacrifício humano, a pederastia, o engano e tudo o que se possa encontrar de mais escabroso à face desta terra.

Que exemplos podem dar deuses que se prostituem uns com os outros, praticam a pederastia, gostam do sacrifício humano, roubam-se uns aos outros, em suma, guiados por paixões cujo qualquer humano que se digne, pode ser considerado um santo em comparação ? Uma sociedade é a imagem dos seus modelos, tal como os actos reflectem o que vai no coração de cada um.

Notas: Sempre tenho costume de pôr as referências das minhas fontes. Neste caso as fontes são diversas, e são apenas o acumulado de leituras aqui e ali. De todas estas leituras, ressalta este artigo, que exprime uma compreensão pessoal de todo este condensado de leituras. As lendas nórdicas e demais outras, existem muitos livros que podem ser facilmente descarregados ou encontrados numa livraria, onde se poderão ler as histórias aqui evocadas no artigo.

4 comentários:

  1. Sem certezas, apenas uma ideia que me vem: o "prato" da lenda de Perceval, talvez seja uma reminiscência do "prato" ou "recipiente" em que Odin traz a cabeça de Mimir na lenda nórdica, assim como a "lança" de Perceval uma referência à "lança" do auto-sacrifício de Odin.

    Quanto mais uma pessoa escava esses assuntos, mais coincidências deveras estranhas e invulgares se encontra.

    Gilgamesh, numa das versões, se a akadiana ou sumeriana, não me lembro, também desce por um "poço" para salvar o seu amigo Enkidou, e traz a cabeça dele (?). Ora porra, não é a mesma coisa que Odin e o poço de Mimir e a cabeça de Mimir ?

    Vou-me já embora, que estas coisas não têm compreensão. É um embrulho que não se sabe onde começa nem acaba. Quem quiser retomar, que retome estas coisas e continue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Gilgamesh, numa das versões, se a akadiana ou sumeriana, não me lembro, também desce por um "poço" para salvar o seu amigo Enkidou, e traz a cabeça dele (?). Ora porra, não é a mesma coisa que Odin e o poço de Mimir e a cabeça de Mimir ?"

      Aqui cometi um erro, razão pela qual na dúvida pus um ponto de interrogação, pois não me lembrava. Verificação feita, é uma versão da epopeia de Gilgamesh, em que Enkidou desce aos "infernos" - Reino dos Mortos na lenda nórdica - para tentar recuperar algo, mas ele fica lá retido. Gilgamesh então desce também aos "infernos" para livrar Enkidou, mas este apenas consegue fazê-lo sair de lá por uns instantes e perguntar-lhe como funciona o "mundo dos infernos".

      Existem várias versões da epopeia de Gilgamesh, umas cinco. Mas nessa que falo, tudo se passa devido a uma árvore que uma divindade tinha "encantado" e Gilgamesh conseguiu cortá-la.

      Temos a "descida" aos infernos, ou reino dos mortos - tanto de Odin e Mimir, como de Gilgamesh e Enkidou. Temos a tentativa de Odin salvar Mimir - apenas consegue trazer a sua cabeça - e temos a tentativa de Gilgamesh salvar Enkidou - consegue apenas por uns instantes e perguntar-lhe como é o "mundo de em baixo".

      Encontramos tanto numa como noutra, a "árvore". Na lenda de Gilgamesh, no entanto esta árvore é destruída, ele corta-a.

      No entanto, numa outra versão, temos a referência a um poço, em que Gilgamesh desce e a "serpente" rouba-lhe a "planta da vida", que tinha o dom de prolongar um pouco mais a existência.

      Eliminar
  2. Dizem alguns, que a carta do Tarot "o Pendurado", tem ligação com o auto-sacrifício de Odin. Não sei de que maneira se possa estabelecer esta ligação. Parece-me antes que os autores que falam disso, são levados por especulações sem pés nem cabeça. Mas a semelhança entre um e outro, não deixa de questionar.

    ResponderEliminar
  3. Foi cometido um erro no artigo, deve-se entender "árvore da vida", logo no inicio, como "árvore do conhecimento do bem e do mal", ou "árvore da ciência". A "árvore da vida" é o oposto da "árvore do conhecimento do bem e do mal". No Éden, existia duas árvores no seu meio :

    Génesis 2:9 «O Senhor Deus fez brotar da terra toda sorte de árvores, de aspecto agradável, e de frutos bons para comer; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore da ciência do bem e do mal.»

    "...e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore da ciência do bem e do mal."

    ResponderEliminar

É aconselhável o comentário tratar do assunto exposto no artigo, caso contrário, arrisca-se a não ser aprovado pelo Tribunal da Inquisição.