Aba_horizontal

sábado, 10 de dezembro de 2016

Será o monoteísmo algo oposto ao espírito europeu ?



“O monoteísmo não tem nada a ver com o espírito europeu, é uma mentalidade do deserto, típica dos semitas, portanto estranha ao europeu.”

A declaração citada acima, navega muito aí pela net. Vamos lá analisar este tipo de argumento. À primeira vista, tem ar de sólido... Será ? É o que vamos ver...

Não parece ! É necessário uma correcção. Vamos dar uma vassourada nesta choramingueira típica da paganaria ; em dois tempos, três movimentos fica o assunto resolvido :

- De toda a história da humanidade, pelo menos do que se conhece e, segundo a opinião convergente da grande maioria dos especialistas, pode-se afirmar que o monoteísmo nasceu na família indo-europeia : falo precisamente do Zoroastrismo.

- Os Persas pertencem à grande família indo-europeia ; logo, bem antes de ser um exclusivo semita, como é conhecido erradamente até hoje, foi dos indo-europeus que nasceu o culto a um só deus (tendo em conta o aviso maioritário dos antropólogos e historiadores).

- Sendo assim, e se os eruditos nessas coisas estão correctos ao afirmarem ser este, historicamente, o monoteísmo mais antigo que se conhece, conclui-se então não ser estranho nem estrangeiro à mentalidade e forma de estar do indo-europeu - de onde todo aquele conhecido por “europeu” proveio.

Pode-se dizer então, com boa margem de segurança e convicção, que o argumento choramingueiro da paganaria, é incorrecto, é absurdo. Um mito.

Pouco nos importa aqui, em saber se é o verdadeiro ou falso monoteísmo, se uma deturpação, se é ou não a crença primordial. O que se deve reter, é que o monoteísmo faz parte do corpo religioso identitário de todo o indo-europeu e, pelos vistos, se nos abstivermos de nossas próprias crenças e, olharmos unicamente sob um ponto de vista histórico, foi ele mesmo, quem inventou o monoteísmo !

5 comentários:

  1. Em uma passagem bíblica o apostolo Paulo ao vistar um templo pagão grego, percebeu que existia uma imagem dedicada ao "deus único". Isso mostra que os gregos já reconheciam a existência de um só Deus...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me lembro onde está essa passagem, mas creio estar escrito "deus desconhecido" em vez de "deus único".

      Pode-se alegar de outra forma o monoteísmo, como sendo a religião primordial : que outro número está atrás do 1 ? Nenhum ! Logo tudo veio do 1, do único, a fonte primordial. Os outros números jamais poderiam existir sem o 1 como começo. Do 1 nascem todos os outros números ; como quem diz : do Único tudo proveio, ou, do Deus Supremo todo o resto veio, e do Cristo, tudo foi criado e veio à existência.

      Haverá sempre um engraçado, que há-de vir com números negativos para fazer o palhaço. A gente não liga nem calcula.

      Eliminar
  2. Mesmo estando escrito "deus desconhecido", já mostra como os próprios pagãos buscavam a verdade do Único Deus verdadeiro.

    Se não estaria escrito algo como "deuses desconhecidos".

    ResponderEliminar
  3. Ainda isso de "religião do deserto"? ... rs

    E ainda estou esperando a explicação deles sobre o que vem a ser isso ... rs

    De forma bem resumida, a primeira crença do homem foi monoteísta. Com o seu desvio da verdade, perda da comunhão com Deus, perda do conhecimento sobre a origem das coisas, foi que começou a adorar objetos, astros, fontes, animais e árvores tentando preencher o vazio interior que instintivamente clamava. Então, Deus nos enviou o Senhor Jesus pra restabelecer a comunhão perdida.

    "E, estando Paulo no meio do Areópago, disse: Homens atenienses, em tudo vos vejo um tanto supersticiosos;
    Porque, passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais, não o conhecendo, é o que eu vos anuncio."
    Atos 17: 22,23

    "Desconhecido" não significa "único". Porém, Paulo embalou aquele altar pra pregar de Jesus. E o altar estava junto com outros. O local era um panteão.

    Não estava no plural, porque o único Deus que não conheciam era o verdadeiro. Paganismo é sequela (pecado) do vazio interior devido a perda da comunhão com o Deus verdadeiro.

    Paganismo e seus sacrifícios humanos travestidos de "arte moderna" ou "expressão artística":
    http://www.ascensionwithearth.com/2016/12/pizzagate-hollywood-celebrities-take.html?%3Cbr+/%3E&m=1

    Destruir o Cristianismo dá nisso acima, por exemplo.

    Cobalto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. «Ainda isso de "religião do deserto"? ... rs

      E ainda estou esperando a explicação deles sobre o que vem a ser isso ... rs»

      Passou-me essa do "deserto", de tanta pressa em escrever. Esse mito do "deserto" fica para uma próxima, que há-de vir de Deus quiser.

      Boas

      Eliminar

É aconselhável o comentário tratar do assunto exposto no artigo, caso contrário, arrisca-se a não ser aprovado pelo Tribunal da Inquisição.