Os judeus no tempo de Nero
Nós não sabemos a parte que os judeus tiveram nesta famosa persecução (64) quando Nero entregava como pasto a cães furiosos os cristãos envoltos com peles de animais, onde os barrava de betume, transformando-os em tochas vivas para aclarar as suas orgias nocturnas.
O que nós sabemos, é que Nero, acusado pelo seu povo de ter acendido o famoso incêndio de Roma para obter a partir do topo da sua torre a ilusão agradável do incêndio de Tróia, considerou muito hábil acusar os cristãos, e para dar crédito á calunia, de desencadear sobre eles a persecução.
Quem sugeriu esta ideia de acusar os cristãos ? "Os cortesãos", dizem os historiadores. Ora, sabemos que Nero não tinha cortesãos mais assíduos que os judeus. Hoje eles dizem : "Foram os clérigos, os da água benzida". Eles bem podiam dizer então : "Foram os Nazarenos". Eles nunca mudam o refrão.
Em todo o caso, os judeus se vangloriam eles mesmos de ter provocado as persecuções sob cinco imperadores romanos.
Vamos citar os seus próprios testemunhos:
Os judeus sob Domiciano (81-96)
O livro judeu Sefer Juchasin (edição Amesterdão 1717) relata que no tempo do Papa Clemente (100), os judeus meteram á morte, em Roma e fora dela, uma multidão de cristãos "incontáveis como a areia do mar", diz o texto.
Os judeus sob Antonino Pio (138-161)
Antonino Pio, bem entendido, tolera os cristãos. Fala-se mesmo de um édito promulgado a favor. Mas este édito, a supor a sua autenticidade perfeitamente estabelecida, o que não o é, significava no entanto que este imperador perseguia menos do que o precedente.
O édito, em todo o caso, visava apenas os cristãos da Ásia, não anulava o seguinte facto contado no Seder Hadoroth dos judeus, página 127, no que respeitava aos cristãos de Roma :
Rabbenu Jehuda, está escrito, tinha os favores do monarca (Antonino).
Ele então aponta a malícia dos Nazarenos como a causa de uma doença pestilenta e obtém a morte de todos os Nazarenos que se encontravam em Roma no ano de 3915 (155 d.C).
Os judeus sob Marco Aurélio (161-180)
A mesma passagem do mesmo livro indica que foi sob a influência dos judeus que Marco Aurélio massacra todos os Nazarenos que podia, em 177.
Desses Nazarenos, foram Santo Pothinus, bispo de Lyon, e 47 dos seus fiéis, dos quais Santa Blandina com os cristãos Maturus e Sanctius.
Os judeus sob Caracala (211-217)
Caracala é o nome desse monstro que degolou o seu irmão Geta entre os braços da sua Mãe, depois matou 20.000 romanos culpados de terem chorado a morte do jovem príncipe.
Sob o reino deste imperador, os judeus deram-se de coração e joia contra os "Nazarenos".
O Seder Hadoroth diz, na página 125, que : "No ano de 3974 (214 d.C), os judeus mataram 200.000 cristãos em Roma e todos os cristãos de Chipre."
Os judeus sob Diocleciano (285-305)
O édito de persecução promulgado por este imperador (303), no qual "todas as Igrejas devem ser demolidas, todos os cristãos que se recusem a adoração aos deuses do império, serão enviados para o suplicio", fez correr o sangue cristão como fonte durante 10 dias consecutivos, período sanguinário que foi precisamente chamado de a "Era dos Mártires".
Que parte tiveram os judeus ? No seu livro, Sefer Juchasin, na página 108 diz : "Sobre o desejo dos judeus, Diocleciano mata um grande número de cristãos, dos quais os Papas Caio e Marcelino, assim como o irmão de Caio e sua irmã Rosa."
=========================================================================
NdT: Este é um breve trecho (sem as notas complementares), tirado do livro " Le juif sectaire ou la tolérance talmudique (O judeu sectário ou a tolerância talmúdica) do autor Vial Marie - Léon, editado em 1889. Os livros talmúdicos que ele faz referência tais como Sefer Juchasin e Seder Hadoroth existem na realidade. No link correspondente ao Sefer Juchasin (no artigo), é dito sobre o autor : "A sua obra mais importante, intitulada: Sepher Juchasin (Livro das linhagens), foi pela primeira vez impressa em Constantinopla, no ano de 1566, e nela se encontram curiosas notícias a respeito da história religiosa da nação dos israelitas e a respeito dos rabinos que viveram até 1500 e dos violentos ataques contra o cristianismo."
Esta é mais uma prova, segundo os livros dos próprios talmudistas, em que seja que lado for e em que época for, onde existe matança de cristãos, é quase certinho que quem puxa os cordelinhos é um talmúdico.
O livro está disponível AQUI para download. O trecho é tirado da página 37-38.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
É aconselhável o comentário tratar do assunto exposto no artigo, caso contrário, arrisca-se a não ser aprovado pelo Tribunal da Inquisição.